Área Aluno
Área Admin

Ano superou números de 2021, acumulando 15,8 milhões de unidades transacionadas. Fenabrave destaca recuperação do setor automotivo

São Paulo, 13 de janeiro – A Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou os números do mercado de veículos usados referentes a dezembro de 2024 e acumulado do ano. O segmento encerrou 2024 com 15.758.469 unidades negociadas, crescimento de 9,2% em relação a 2023 e de 2,6%, ante o ano de 2021, que detinha o recorde de transações até então. Em dezembro, foram 1.472.658 transações, aumento de 6,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior e de 15,9% em relação a novembro de 2024.

“O resultado demonstra a recuperação do setor automotivo e do segmento de veículos usados, acompanhando a evolução de novos, já que, na maior parte dos casos, quando o consumidor negocia um veículo 0km, oferece um usado como parte do pagamento, o que acaba estimulando, naturalmente, a gradual e necessária renovação da frota, favorecendo a segurança viária e a sustentabilidade do setor”, analisa Arcelio Junior, Presidente da Fenabrave.

 

Desempenho por segmento

Os modelos com até 3 anos de fabricação representaram 14,2% do total negociado no mês. No acumulado de 2024, esses veículos representaram 12% das transações.

 

 

 

Acompanhe a tabela de volumes e percentuais de cada segmento

Para a Fenabrave, bons resultados de emplacamentos de veículos novos impulsionam mercado de usados.

São Paulo, 13 de fevereiro de 2025 – A Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou o balanço das transações de veículos usados no primeiro mês de 2025. Em janeiro, foram comercializadas 1.224.616 unidades, alta de 2,1% em relação a janeiro de 2024, quando foram transacionados 1.199.567 veículos.

“O resultado positivo pode ser atribuído, em parte, à solidez do desempenho dos emplacamentos de novos neste início de ano. Como muitos veículos usados são dados como parte de pagamento na compra de um novo, a performance dos emplacamentos é fundamental para a movimentação do mercado”, diz o Presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.

Desempenho por segmento

Desempenho cresce em março, mesmo com menos dias úteis do que em fevereiro.

São Paulo, 3 de abril de 2025 – Segundo dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o mercado de veículos novos encerrou o mês de março com 379.383 unidades emplacadas, o que representa crescimento de 5,4% em relação a fevereiro de 2025 e de 5,7% na comparação com março do ano passado. Com esse desempenho, o setor alcança o melhor primeiro trimestre desde 2008, acumulando mais de 1 milhão de veículos licenciados.

O resultado ganha ainda mais relevância ao se considerar o calendário de março de 2025, que contou com apenas 19 dias úteis, contra 20 dias em fevereiro e em março de 2024. A redução se deu pelo fato de o Carnaval ter ocorrido em março deste ano, e não em fevereiro, como no ano passado. “O crescimento dos emplacamentos de todos os segmentos, à exceção dos implementos rodoviários, mesmo com menos dias úteis, demonstra a resposta positiva do mercado, mesmo frente às incertezas econômicas. Seguimos atentos aos desafios, mas o comportamento do consumo do setor tem se mostrado positivo”, avalia Arcelio Junior, Presidente da FENABRAVE.

Emplacamentos de Veículos em Março e 1º. Trimestre de 2025

PROJEÇÕES PARA 2025

A Fenabrave manteve as projeções de crescimento para todos os segmentos automotivos, à exceção de implementos rodoviários, que teve as perspectivas reduzidas de 5% para 0% este ano.

envelope